sexta-feira, 26 de março de 2010

Zona Otaku - Zoeira - Diário do Nordeste.

Átila Correia comanda o Virtue Studio e trabalha desenvolvendo games

É comum para quem joga videogame, pelo menos uma vez na vida, já ter pensado em como seria bacana fazer o seu próprio jogo. Muitos, logo se esquecem dessa idéia. Mas outros insistem e perseveram até atingirem este objetivo. É o caso do fortalezense Átila Correia, aos 30 anos, é dono da empresa Virtue Studio, onde há seis, conseguiu realizar seu sonho: trabalhar com jogos.
Fazer jogo não é brincadeira
Por Elano Vasconcelos elano@portalsana.com.br
O mercado de jogos atualmente é bilionário. Superando, inclusive, a indústria do cinema e já começa a mostrar seus frutos no Brasil, principalmente no sudeste do País. Desenvolver jogos aqui em Fortaleza, segundo Átila Correia, não é fácil. “O mundo do desenvolvimento de games exige uma mente aberta das empresas, o que em Fortaleza é um pouco restrito”, diz o empresário que ainda aconselha áqueles que desejam ingressar no mercado: “estudem desde cedo e aproveitem bem o Ensino Médio, estudando muita matemática e física. Para aqueles que estão na faculdade, o importante é ter foco”. Antes de sonhar em desenvolver jogos para grandes plataformas (consoles) como o PlayStation 3 e o Xbox 360, é preciso saber por onde começar. Átila Correia sugere aos iniciantes utilizar dispositivos móveis: “começar pelo desenvolvimento de jogos em dispositivos moveis é uma boa opção por terem um curto ciclo de desenvolvimento, ou seja, resultados mais rápidos e retorno também”, avisa o empresário, que hoje já desenvolve jogos para web e consoles, alcançando o mundo inteiro devido à divulgacão via Internet. Mas, assim como existem aqueles que estão dando seus primeiros passos, existem também inúmeros fãs crescidinhos que, assim como Átila Correia, já montaram seus próprios negócios e desenvolvem jogos para várias plataformas como PC, iPhone e outros celulares, tendo um foco especial em Advergames. Para quem não conhece, Advergame é o nome dado a jogos que são feitos com intenção de divulgar uma marca, empresa ou produto. “Ele é viral. Pessoas passam horas jogando e fixam a marca do cliente devido a isto”, afirma Átila. Esta foi a forma encontrada por essas pequenas empresas de mostrarem de forma mais divertida seus produtos. “Um exemplo de Advergame bem sucedido é o do game da Peugeot, que premiava o primeiro colocado com um carro zero quilometro”, contou Átila e completou, “para trabalhar nessa área, como em qualquer grande sonho, é preciso de apoio de amigos e família, porém os resultados já são muito recompensadores” . Alguns dos jogos feitos e já publicados pela empresa de Átila estão: “Radical Tube”, “Amusement Park”, “Labirinto”, “Eco Mate” para celular, “Asteroids” e” Hemoção” para web.

Família Cosplay: Lázaro Nunes, Cecília Yohanna e Rosemary Araújo buscaram inspiração na saga Naruto
Faço Cosplay - Lázaro Nunes
Por Helena Carvalho helena@portalsana.com.br
Olá! Meu nome é Lázaro Júnior, tenho 31 anos, sou empresário e cosplayer! Gosto da cultura Nipônica desde que me entendo por gente. Aos seis anos de idade já assistia aos grandes Tokusatsus, como Jaspion, Jiraya, Changeman, Flashman e outros. Após a era Tokusatsu vieram Yuyu Hakusho, Shurato, etc... Até chegar em 1994 onde, em minha opinião, houve o “BUM” dos animes com o fenômeno chamado “Cavaleiros do Zodíaco” (Saint Seiya). Nessa época, podia-se ver as crianças na rua imitando seus “cavaleiros” preferidos. Lembro que, logo surgiram os pequenos grupos de fãs e os primeiros eventos de animes no Ceará, onde a idéia principal era exibir desenhos o dia todo! Antes esses desenhos eram raríssimos e só quem os importava conseguia assistir a clássicos japoneses como “Love Hina” e “Dragon Ball”. Esses eventos começaram a crescer, e como cresceram! Nos primeiros, tinham público de 100 ou 200 pessoas no máximo, hoje arrastam multidões que ultrapassam as dezenas de milhares! Foi em um desses eventos em 2008 que fiz minha estréia como cosplayer, já casado e com duas filhas, para as quais sempre fiz questão de mostrar e ensinar as belezas dessa cultura usando a minha coleção de revistas e mangás como base. Na foto ao lado, todos da minha família estão encarnando personagens do anime Naruto, a fotografia foi tirada em 2009, no SANA. Foi um reboliço no evento, as pessoas vinham e perguntavam se éramos “mesmo” uma família, e assim ficamos mais conhecidos como Família Cosplay.Seja Sempre você mesmo, não mude por “pressão” da sociedade, ou por causa da idade. Nunca diga que o tempo já passou, estude, seja alguém, mas continue sempre amando as coisas que gosta.
Ayu combina rock, dance e trance em suas composições que viraram trilha de animes famosos
Estação J-Music - Ayumi Hamasaki
Por João “Tanaka” Neto tanaka@portalsana.com.br
Vocês sabem quem é a cantora que se tornou a imperatriz do pop no Japão e teve como seu primeiro lançamento a musica “Poker Face”? Se enganaquem falou Lady Gaga. Apesar da cantora britânica fazer sucesso também na Terra do Sol Nascente, a japonesa Ayumi Hamasaki (ou simplesmente Ayu), ainda é a favorita! Com o estilo j-pop, ela iniciou sua carreira artística em 1998 e, coincidência ou não, seu primeiro hit também se intitulava “Poker Face”. O início da carreira da Ayumi Hamasaki foi modesto. O sucesso veio apenas quando começou a trabalhar suas próprias músicas (os japoneses levam a questão autoral muito a sério), expressando sentimentos de solidão e introspecção. Com o tempo, os álbuns e singles (Vogue, Far Away, Seassons e Duty) passaram a ocupar quase que permanentemente o topo do ranking de vendas da Oricon. O estilo de suas composições que combinavam rock, dance e trance renderam a Ayumi diversos prêmios do “Japan Gold Disc Awards” (equivalente ao Grammy americano). Com o tempo, seu sucesso ultrapassou fronteiras. Em 2008, já com 10 anos de carreira, a notícia de que a cantora havia perdido totalmente a audição do ouvido esquerdo deixou os fãs apreensivos. O alívio só veio quando a cantora declarou que sua carreira ainda não terminou e que cantaria “até a exaustão do seu ouvido direito”. Atualmente, Ayu está em sua nova turnê, Arena Tour 2010 ~Rock’n’Roll Circus~, que já é o segundo single mais vendido no ranking da Oricon. Prova de que o sucesso ainda continua. Aos mais fãs, algumas das músicas da cantora podem ser encontradas tanto em animes como “Initial D” e “Inuyasha” quanto em “Dragon Ball – O Filme”. Quem gosta de músicas eletrônicas, dance, rock e um pouco de pop, pode encontrar tudo isso nas músicas da cantora. Vale a pena dar uma conferida.
Miyasaki é fundador dos estúdios Ghibli
Otaku no vídeo - Chihiro, Tororo e Ponyo - Hayao Miyasaki e o estúdio Ghibli
Por João “Tanaka” Neto tanaka@portalsana.com.br
Alguém aqui já ouviu falar de Hayao Miyasaki? Talvez o nome não lhe seja tão familiar, mas aposto que você conhece algumas de suas obras animadas, como “Viagem de Chihiro”, “Castelo Animado” e até o recente “Ponyo”. Hayao Miyasaki é um dos maiores diretores e animadores de desenho japonês. Sua carreira se iniciou ainda em 1963, na Toei Animation, de onde saiu após oito anos de trabalho árduo e retorno financeiro garantido pelo sucesso da sua obra “Nausicaa do Vale do Vento”. Reconhecido, o animador pôde montar seu próprio estúdio que posteriormente se tornou um dos maiores produtores de filmes de animação japonesa, os estúdios Ghibli.Com o passar dos anos, Miyazaki lançou vários sucessos que conquistaram o Japão e o mundo. “Meu Vizinho Totoro”, “Serviço de Entregas da Kiki”, “Princesa Mononoke” são alguns exemplos disso.
O sucesso foi tão grande que, em 1996, o renomado diretor fechou uma parceria dos Estúdios Ghibli com a Disney, possibilitando uma maior distribuição de seus filmes mundialmente. Assim, em 2001, a produção “Viagem de Chihiro” foi lançada no Japão e depois ganhou o mundo, faturando inclusive um Oscar! A premiação internacional veio apenas em 2003, mas fizeram justiça ao trabalho de Hayao Miyasaki. E fiquem atentos! Depois da sua última produção (Ponyo), os estúdios Ghibli prometem, para 2010, o lançamento de mais um filme: “Karigurashi no Arrietty”, baseado no livro inglês, “The Borrowers”. Ficha técnica Nascimento: 5 de janeiro de 1941Função: Diretor, roteirista, animadorEstúdio onde trabalhou: Toei Animation, A-Pro, Ghibli (sócio fundador).

Asia Pop - Melhor garotos do que flores

Por Diana Vasconcelos diana@portalsana.com.br

Circula na Internet o live action “Melhor Garotos do que Flores” (Hana Yori Dango, 2006 e 2007), uma das produções de maior sucesso do canal japonês de TV TBS. O J-drama de 20 episódios, referentes às primeira e segunda temporadas, bateu recordes de audiência quando exibido na TV aberta do Japão. Fato que lhe renderam especiais de TV, filmes e muitos produtos! O sucesso da série foi além... Através da Internet, o romântico seriado teen já arrebatou fãs no mundo inteiro e rende milhões até hoje. Na primeira temporada, a história se passa numa escola particular frequentada por filhos de ricas famílias. Quatro delas são grandes contribuintes do colégio e seus herdeiros, Doumou Ji Tsukasa (Matsumoto Jun), Mimasaka Akira ( Abe Tsuyoshi), Nishikado Souijiro ( Matsuda Shota) e Hanasawa Rui (Oguri Shun), têm privilégios que os demais alunos não têm, como mesas reservadas na luxuosa cantina; assistirem as aulas somente quando quiserem; não usar uniformes; e, até mesmo, dar ordens aos professores. Os quatro se autodenominam F4 (Flower 4) e são os garotos mais populares do colégio. O grupo F4, liderado por Tsukasa (Matsumoto Jun), costuma enviar cartões vermelhos àqueles que de alguma forma os desagradam. Makino Tsukushi (Inoue Mao), uma garota de origem humilde, passa a frequentar a mesma escola. Para poder arcar com as despesas, sua família sacrifica lazer e conforto. Insatisfeita com os desmandos dos quatro rapazes, Makino decide enfrentá-los, dando início a um conflito que nem mesmo ela poderia imaginar as dimensões. Yoko Kamio - autora do mangá no qual a série foi baseada e uma das roteiristas da adaptação para TV - consegue transformar uma história comum em algo singular e comovente. Renúncia, confiança e otimismo são sentimentos sempre presentes na trama e entre os personagens dos ídolos teen Jun e Mao, o carismático casal protagonista do seriado. Com uma exuberante fotografia, a trama segue com seus conflitos e lições de moral. Apesar de alguns “amigos” invejosos e da perversa mãe de Tsukasa, os grandes antagonistas são os próprios sentimentos dos personagens, sempre lhes pregando peças. Makino, que, inicialmente, pensava amar Rui, na verdade ama Tsukasa, a quem odiava. Tsukasa, definido como “teimoso, estúpido e arrogante”. Makino, mostra-se um homem gentil, apaixonado e um amigo leal. E Rui, finalmente, conquista a bela Toudou Shizuka (Sada Mayumi), seu amor de infância.

Fonte: Zoeira

quinta-feira, 25 de março de 2010

SuperHeroCon 2010 com cantores de Digimon: Kouji Wada e Ayumi Miyazaki.


O evento pernambucano SuperHeroCon 2010 traz com muito orgulho o grande encontro dos maiores cantores que interpretam as músicas da consagrada série Digimon: Kouji Wada e Ayumi Miyazaki. Será o primeiro show fora do Japão desses dois grandes cantores, com exclusividade no SuperHeroCon. Assim, a Banda Hattori Hanzo foi convidada para ser a banda suporte desse grande show, além de fazer outra apresentação com repertório próprio. O evento ocorrerá nos dias 31 de Julho e 1 de Agosto. SuperHeroCon 2010, Hattori Hanzo, Kouji Wada e Ayumi Miyazaki.

Á galera de Fortaleza não Percam! Ocorrerá Caravana totalmente acessível para o evento, disponibilizando Transporte em Ônibus de excelente qualidade, Estadia, Café da Manhã, Ingressos para os dois dias do evento e momento VIP com os convidados. Valores acessíveis com direito a pagamento parcelado.


Créditos: Júlio Cesar

quarta-feira, 24 de março de 2010

Confirmado WCS em Fortaleza no SANA 10.


A Etapa JBC Brasil vai escolher as 10 melhores duplas de cosplayers brasileiros e, entre elas, eleger a campeã que representará o país na final mundial do World Cosplay Summit, no Japão.E como nosso Estado possui o maior Evento de Anime do Norte e Nordeste, nada impedirá que ele traga para complementar a Festa dos seus 10 anos o Evento mais cogitado e esperado por todos os cosplayers.Regras: http://henshin.uol.com.br/wcs/regras-gerais-do-world-cosplay-summit-2010/


Preparem-se que o WCS vem com tudo neste SANA!!!


Créditos: Helena Carvalho / Coordenadora de Cosplayers

Confiram reportagem da TV Jangadeiro no FAMS 3.

Aqueles personagens das revistas em quadrinhos japonesas, não conquistaram fãs apenas nas capitais mais no município de Sobral, zona norte do Estado. Eles ganham cada vez mais espaço entre um público de todas as idades e já tem até festival para reunir feras nessa arte.

WCS confirma pré-seletiva em Belo Horizonte.

A 13ª edição do evento Anime Festival BH Party, que acontecerá dias 10 e 11 de abril, em Belo Horizonte (BH), receberá mais uma pré-seletiva do WCS 2010 - Etapa JBC Brasil, anunciou a organização do campeonato cosplay, quinta-feira 11.Isso marca a volta do evento mineiro ao WCS, uma vez que ele realizou seletiva apenas em 2007, segundo ano do campeonato no Brasil.Para a etapa brasileira do WCS 2010, estão confirmadas até agora duas seletivas: a de Belo Horizonte e a de Londrina (PR), que acontecerá no evento Anime Yuu, em 28 de março. Outras sete audições ainda estão por ser anunciadas.A pré-seletiva mineira acontece no dia 11 de abril, a partir das 15h, no palco principal do Anime Festival. As inscrições online estarão abertas a partir das 0h de sexta-feira, dia 12 de março, e poderão ser feitas até dia 5 de abril, às 12h, neste site (http://henshin.uol.com.br/wcs).

Anime Festival BH Party 2010Quando: 10 e 11 de abril, das 12 às 20 horas

Onde: Colégio Marista Dom Silvério - Rua Lavras, 225 - Portaria Maristinha

Quanto: Ingressos a 15 reais (meia entrada) - idosos e crianças abaixo de 7 anos, acompanhadas pelo pai pagante, não pagam ingresso

Informações: http://www.animefestival.com.br/

Postos de Venda Oficiais Antecipados

- Leitura Savassi - Av. Cristovão Colombo, 167 - 3281-6169

- Bits Games -Rua Carijós, 424 - Conj. 904 - 3271-9537


Fonte: Henshin

Anime Yuu receberá primeira seletiva do WCS 2010 - Etapa JBC Brasil.


As duplas paranaenses podem começar a preparar seus cosplays. O Anime Yuu, que acontece nos dias 27 e 28 de março, em Londrina (PR), realizará a primeira pré-seletiva brasileira do WCS 2010 - Etapa JBC Brasil.
Este é o segundo ano em que o Anime Yuu recebe uma seletiva WCS. O evento de mangá e anime teve sua primeira edição em 2009, quando escolheu Maurício e Monica Somenzari como seus representantes para a final do campeonato brasileiro de cosplay daquele ano.
“Realizar a primeira seletiva deste ano é uma grande responsabilidade. Aprendemos muito com a seletiva de 2009 e tivemos comentários muito positivos dos participantes”, diz Kazumio Horita, organizadora do Anime Yuu.
A pré-seletiva deste ano acontece no dia 28 de março, às 17h. As inscrições online estarão abertas a partir de sábado, dia 6, e poderão ser feitas até dia 24, às 12h, neste site (http://henshin.uol.com.br/wcs).
Além da seletiva WCS, o Anime Yuu contará com atrações como animekê, concursos, torneios de games, palestras com desenhistas e dubladores, workshops e apresentações musicais.
Outras pré-seletivas e novidades do WCS 2010 - Etapa JBC Brasil serão anunciadas em breve. Aguarde!
Anime YuuQuando: 27 e 28 de março, das 10h30 às 20h (a seletiva WCS acontece no dia 28, a partir das 17h)Onde: Rua Alagoas, 2050- Londrina (PR)Quanto: 8 reais (antecipado) e 10 reais na portaPontos de venda: K2 Mangá Point

Fonte: Henshin

Gold Project marca presença no evento de sobral, FAMS 3.

O Grupo Gold Project, no qual faço parte, foi conferir o evento de Sobral, o FAMS 3. O Festival ocorreu nos dias 20 e 21 de março. Eu e meu amigo Evandro partimos daqui de Fortaleza no sábado, 20, ás 7h da manhã, seguindo rumo a Sobral. No domingo, foi a vez da nossa amiga Jhenne Shinoda pousar na terra do sol, para nos acompanhar na apresentação de cosplayers que teriamos. Confiram algums fotos dos momentos no evento.


Rodoviaria de Sobral

Evandro
Eu = Rafa-san
Standes


Entrada
Meu Cosplay de Kanon de Gêmeos
Cosplayers Apresnetação Individual




Arco e Flecha
Miro ou Aioros??




Videl

Até parece q sei cantar!
Evandroe Jhenne numa aprtidia de Beisebol
Dance Dance Revolllution

Jhenne se produzindo para Saori
Eu e Evandro no camarim
Evandro e eu com Buh, organizador
Agora a gente com o Yago, Organizador de Cosplays
Nossa camarim! Chique bem!
Sakuya de Bomber Man.. buuuummm
Banda

Soul Eater, DBZ, CDZ e Vampire Knight
Atena e Narutinho ^^
Com o pessoal do Midori Shop [Levi nosso staff]
VIDEOS:
Apresentação Individual - Kanon de Gêmeos

Apresentação Grupo - Os Cavaleiros do Zodiaco

Fotos: Rafa-san

WCS 2010 - 7 países já possuem duplas representantes para a final no Japão.


No dia 4 de setembro de 2009, a TV Aichi confirmou a realização do WCS 2010. Desde então, muita coisa aconteceu nos quatro cantos do planeta. Alguns países tiveram eventos desistentes, enquanto sete nações já estão com seus finalistas escolhidos. Há também países que ainda não anunciaram como serão seus campeonatos. No Brasil, o anúncio oficial da realização do campeonato aconteceu no dia 5 de março.Tendo a participação de 15 países em 2009, a TV Aichi publicou, em um primeiro momento, a intenção de convidar novos países para participar do WCS em 2010. Porém, eventos como o New York Anime Festival (NYAF), nos Estados Unidos, anunciaram que não realizariam a etapa WCS em 2010. Dessa forma, o país poderia perder sua vaga para a final.No fim, os EUA continuaram como país participante, mesmo ainda não tendo divulgado o evento que enviará representantes ao Japão no lugar do NYAF. A Argentina, por sua vez, mostrou interesse em entrar. Porém, ainda não foi a vez dos argentinos, já que a organizadora TV Aichi anunciou que não haveria a entrada de novos países no concurso.

Confira, a seguir, as duplas selecionadas para a final no Japão.


Austrália

O primeiro país a ter um representante para o WCS foi a Austrália. O evento Animania Festival, realizado em Sidney, teve sete duplas concorrendo à vaga para a final no Japão, sendo que elas já tinham sido escolhidas em semifinais por todo país.Vindo da eliminatória de Brisbane, a dupla vencedora são as garotas Melanie de Chantraine e Amber Martin, que foram reveladas para o mundo em setembro de 2009.
Alemanha
Alguns dias depois, na Alemanha, acontecia uma final de WCS dentro de um evento que reuniu mais de 2 mil pessoas. Chamado Connichi, o evento da cidade de Kassel reuniu 16 equipes para concorrerem à chance de representar o país no Japão.As grandes vencedoras da noite foram Désirée Richter e Brigitte Böttcher, que interpretaram no palco as personagens Maron e Fynn, da série Kamikaze Kaito Jeanne.

Itália

Em outubro, a Itália escolheu seus representantes para a final do WCS. A grande final italiana ocorreu no evento Romics, um evento tradicional em Roma.Os campeões foram Giancarlo de Pierro e Luca Buzzi, que fizeram cosplays de um anime bastante famoso aqui no Brasil: os Cavaleiros do Zodíaco. Eles fizeram cosplays dos personagens Seiya e Aldebaran, intepretando uma luta da saga épica em cima do palco. Entre os convidados, esteve presente o embaixador do Japão, Hiroyasu Ando.Uma das novidades da Romics foi fazer uma parada cosplay, com a que sempre é realizada na final do WCS em Nagoya. Esse foi o primeiro evento

Finlândia

Ainda em Outubro, foi a vez da Finlândia decidir quem seria seus representantes. A final aconteceu no Cosplay Finland Tour, na cidade de Helsinki, sendo a segunda vez que o país participa do WCS.Os grandes vencedores foram os irmãos Sami Saltiola e Riina Saltiola, que adotaram o caminho dos games, fazendo os personagens Vincent Valentine e Yuffie Kisaragi, do clássico Final Fantasy VII.

Espanha

No dia 31 de outubro, a final do WCS espanhol aconteceu em Barcelona, no XV Salón Del Mangá, um dos eventos mais populares por lá. Para a grande final, houve mais de 40 duplas na competição, que definiu Narci Ferri e Vanessa Figueiras como a dupla campeã, ao representar no palco Ghost in the Shell.
Dinamarca

Em novembro, foi a vez de a Dinamarca escolher seus representantes no evento JPopcon. Uma das novidades foi levar finalistas de campeonatos anteriores como juízes. Assim, entre os jurados, estiveram Nadia Baiardi, da Itália (2008), Andrea Tan, de Cingapura (2009), Iris Herrman e Annabel Huwig, da Alemanha (2009).Foram escolhidas Line Marie Eriksen e Louise Eriksen, que interpretaram personagens do Kingdom Hearts: Halloween Town, Sora e Kairi.
México

Nos dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2010, aconteceu a TNT Expo Manga Comics, sendo a vez do México escolher seus representantes para a final do WCS no Japão.Uma surpresa para os brasileiros foi a presença de Thaís Jussim e Marcelo Fernandes, representantes brasileiros do WCS em 2007. Os dois foram convidados de honra e também juízes no torneio mexicano.A dupla José Alfredo Medina Lazarini e Tanya Valentina Hernández Gutiérrez superou os adversários e sagrou-se campeã, representando os personagens de Trinity Blood Abel Nightlord e Ion Fortuna.
Fonte: Henshin