sábado, 1 de agosto de 2009

Cultura japonesa no José Walter - Entrevista do Grupo Mazé para o CETV 1ª Edição.

16/06 - Nessa época do ano, a grande diversão dos jovens do José Walter são os ensaios dos grupos de quadrilhas. São muitos. Eles saem do José Walter para participar de festivais em outros bairros e outras cidades. Mas no local, existe também um outro divertimento muito popular. São muitos os fãs dos magas, as revistinhas japoneses.
Paulo sempre reunia os amigos em casa para assistir desenhos japoneses, trocar mangás e conversar sobre o universo dos otakus, os amantes do estilo. Foi aí que surgiu a idéia de organizar a Amostra de Animes do José Walter - o Mazé. “Surgiu o SANA, e nós pensamos: ‘porque não fazer aqui no José Walter também?’”, relata Hozyres Lucas, de 21 anos.
Para diferenciar o evento, o grupo produz filmes caseiros. Eles misturam os personagens do Japão à cultura regional, com muito humor. Os recursos são poucos. O lance é escolher locação, ter a câmera na mão e muita criatividade. “A gente sempre fala sobre os eventos de aninme. Ele vai salvar o mundo em um evento no José Walter”, comenta o ilustrador Mayrom Gurgel.
Paulo Roberto, de 25 anos, e Marah Suely, de 24, se conheceram em um evento. Eles namoram a três anos e dividem o mesmo “hobby”. Eles são “cosplays”. Adoram se vestir como os personagens favoritos. A relação de amor entre eles e os desenhos é tão grande, que paulo resolveu pedir Marah em casamento no meio de uma apresentação. “Foi uma mistura de sensações. Eu não queria subir no palco, porque estava com um cosplay sensual, mas foi muito bom”, relembra Marah.
Os dois confeccionam fantasias para participar de competições. A rotina de trabalho e estudo faz com que estes jovens abidiquem os fins de semana para ensaiar. Tanto esforço foi recompensado. O casal ganhou a etapa cearense do Campeonato Mundial de Cosplays. “A gente suou um pouquinho, porque tivemos muitos presentes antes da apresentação, mas a gente conseguiu ser agraciado com a vitória”, comemora Paulo.
Agora, a dupla se prepara para final do WCS que vai rolar em São Paulo no próximo final de semana. Se eles ganharem, vão representar o Brasil no Campeonato Mundial no Japão. “A gente passou mais de seis meses trabalhando, nos dedicando pra representar bem nosso Estado e, quem sabe, o Brasil”, conta Paulo. “A gente quer mostar que o Ceará tem gente legal e que ama fazer cosplay”, diz Marah.

Confiram o video que foi ao ar na TV Verdes Mares:

Nenhum comentário:

Postar um comentário