![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVYPCowZYYiKMTpWrTh-k75IudVundyKYZVN04nk2UDFBXWz-MEqrRhPatV8xXkL_bms1AYeNrhXVcvWjHKmYVx-x2m5bC51aWu7ynG4vSrOyTIDlzo3fQ3_0w2ME0fZSZgz6FgTyqTVI/s320/wcs2011.jpg)
A final internacional do World Cosplay Summit 2011 deverá aplicar mudanças em suas regras, no que se refere a cenários, objetos no palco e avaliação dos competidores.
Os organizadores da seletiva norte-americana para o World Cosplay Summit divulgou informações, que teriam sido recebidas da organização da final japonesa, sobre mudanças de regras para a final de 2011. As mudanças dizem respeito principalmente ao uso de cenários e outros objetos de grande porte no palco das apresentações, e também menciona uma mudança importante no critério de julgamento.
De acordo com o comunicado as mudanças seriam as seguintes.
- O peso bruto dos cosplays e de todos os cenários e outros objetos não poderá ultrapassar os 40kg.
- Todos os cosplays, cenários e outros objetos deverão ser trazidos pelos cosplayers em seu vôo para o Japão. Os participantes não poderão enviar ítens por quaisquer outros meios, como despacho ou encomenda.
- O tamanho de cada cenário ou objeto que seja utilizado na performance, e que tenha de ser colocado no palco antes da apresentação deverá ser de no máximo 210x210x90 centímetros (altura x largura x profundidade).
- Haverá um limite de no máximo três objetos ou cenários nas configurações acima para cada apresentação.
- As duplas poderão usar vídeos criados por eles mesmos no telão presente no palco. Esses vídeos porém não poderão conter material original de mangás, animes ou games ou outros.
- Os cenários, objetos usados no palco e vídeos não serão considerados na avaliação dos juízes. Apenas os cosplays e as apresentações serão levados em conta.
Aparentemente as novas regras serviriam para impedir situações como a da final deste ano, quando algumas duplas utilizaram cenários e objetos de grandes proporções no palco, que inclusive foram enviadas via encomenda para o Japão, e não levados pelos próprios cosplayers.
Até o momento as novas regras não foram publicadas oficialmente pela TV Aichi, organizadora do WCS. No Brasil ainda não há definições sobre a aplicação dessas mudanças, como os limites para tamanhos de objetos e a possibilidade de se utilizar vídeos nas apresentações, na final nacional ou nas seletivas.
Fonte: WCS US Prelims.